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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57730
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Título: | Contribuições do Enativismo para pensar o Ensino de Filosofia |
Autor(es): | ANDRADE JUNIOR, Fredson Melquiades de |
Palavras-chave: | Enativismo; Aprendizagem; Ensino de Filosofia; Cognição |
Data do documento: | 7-Fev-2024 |
Citação: | ANDRADE JUNIOR, Fredson Melquiades de. Contribuições do Enativismo para pensar o Ensino de Filosofia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A abordagem enativa da mente entende que o processo de cognição resulta da interação entre o corpo e o ambiente em que os seres vivos estão situados. Com base nessa teoria, a produção de sentido dos indivíduos ocorre a partir das interações de suas habilidades sensório motoras e suas relações interpessoais. A partir disso, buscamos argumentar que, se a mente é corporificada e situada, então deve-se compreender como o ambiente desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. Levando isso em consideração, destacamos a necessidade de uma abordagem unificada no ensino de filosofia que busque novos métodos de aprendizagem que inclua o papel do corpo, ambiente e da ação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57730 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
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